Estorãos (Ponte de Lima)

Situada no concelho de Ponte de Lima, Estorãos é uma pequena e encantadora aldeia no sopé da serra de Arga e perto das Lagoas de Bertiandos.

0
1429
Estorãos

Estorãos é uma pequena aldeia minhota situada a cerca de seis quilómetros de Ponte de Lima onde corre a ribeira que lhe dá o nome. As águas vindas do alto da serra de Arga serpenteiam no meio de pinheiros, vinhas e campos estrumados criando pequenos lagos e represas onde trutas e lampreias se escondem de turistas e pescadores.

Estorãos
Estorãos

A paisagem é magnífica. O recorte azulado e sombrio da serra contrasta com o verde dos campos e as cores outonais das vinhas e searas criando verdadeiros jardins que pedem muitos passeios e descobertas rústicas.

Estorãos
Estorãos

De cada lado da ribeira várias casas de granito e outras mais modernas formam uma pequena aldeia ligada por uma velha ponte românica. Do lado direito da ponte, um moinho de pedra com a roda de madeira intacta parece uma sentinela nas águas calmas próprias dos dias em que não chove.

Estorãos
Estorãos

O Moinho de Estorãos é uma velha construção de granito encostada ‡ ponte sobre o rio Estorãos. A data da sua construção é desconhecida mas pensa-se ser dos finais do séc. XVIII. Em 1868 foi vendida pelo Conde de Bertiandos à família para moagem de cereais, serração de madeiras, actividades que cessaram em 1965 e 1940 respectivamente.

Estorãos
Estorãos

Em 1983 foi reconstruída, mantendo o seu aspecto original, sendo no entanto o seu interior remodelado, a fim de se tornar uma vivenda agradável. Privilegiado pela natureza, situa-se junto ao rio e a uma ponte romana, motivo que tem merecido a atenção de fotógrafos, cineastas, pintores e outros artistas.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPiódão
Próximo artigoAveiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here